Lições de Sofrimento

Jó - 1 - 1 : 3
Imagine um dia que começa como qualquer outro. Você se levanta para ir ao serviço e, chegando na firma, encontra as portas lacradas. A firma fechou, sem aviso. Faliu e você, inesperadamente, ficou desempregado.
 
Tendo obrigações a cumprir, você decide ir ao banco para sacar dinheiro e pagar algumas contas que estão vencendo. Mas, chegando ao banco, eles lhe comunicam que sua conta foi fechada, sem explicação, e que você não tem nenhum centavo.
 
Atordoado você resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto da sua rua, você percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Seus vizinhos estão na rua, chorando. E antes de você chegar até sua casa, um dos vizinhos chama você e fala palavras que jamais esquecerá: "Olha, aconteceu tão rápido", ele diz, “...e não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, explodiu. Eu sinto muito. Todos os seus filhos estão mortos. Só se salvou sua mulher que não estava em casa”.
 
 Alguns dias passam. E você acorda num lugar estranho. Olhando ao seu redor, percebe que está num hospital. Você está sentindo dores terríveis, e uma coceira constante. Depois de algumas horas de sofrimento, a enfermeira avisa que está na hora da visita.
 
A primeira pessoa que entra no quarto é sua esposa. Precisando muito de uma palavra de consolo e de explicação, você olha para ela com ansiedade e esperança, nunca imaginando o que ela vai falar. Ela chega perto da sua cama e começa a gritar: "Eu não entendo a sua atitude", ela diz. "Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome dele e morra!” - Com essas palavras, ela sai do quarto.
 
Enquanto você procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. E você pensa: acho que agora terei uma explicação. .... Mas, eles entram no quarto, vêem seu estado crítico e seu corpo desfigurado pela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam.
Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: "É cara acho que você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seus bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Deus fez tudo isso porque eu acho que você é muito mau!"
 
Você começa discutir com ele, quando um dos outros amigos concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mesmo...
 
Mas de repente, algumas crianças passam pelo corredor. E você se anima, porque crianças sempre trazem alegria... Mas, estas crianças param na porta, olham para a feiúra do seu rosto e corpo, e saem correndo e gritando: "Credo que homem feio"...
 
Você deve estar achando tudo isso uma grande ficção não é mesmo? “Jamais aconteceria uma coisa tão terrível assim Pastor!” ...... - A verdade é que os detalhes foram modificados para que você pudesse sentir na pele o aconteceu a um dos personagens bíblicos chamado JÓ.
 
O livro de Jó é, possivelmente, o primeiro livro bíblico escrito. Diz a Bíblia que um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. E logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade.
 
Sua própria esposa foi contra ele e lhe disse: "Amaldiçoe a Deus e morra!" (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (Na verdade a maior parte do livro relata essas discussões, começando no capítulo 2 e continuando até o 37). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19).
 
Abra sua Bíblia em JÓ 1:1-3; 13-22
O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento? É um livro rico e cativante que todas as pessoas precisam estudar. Quem sabe um dia, mais cedo ou mais tarde, ele poderá será útil na sua vida.
À luz dessas considerações eu quero refletir com os irmãos e amigos, fundamentado no livro de JÓ, algumas lições do sofrimento:
 

Primeira Lição: Pessoas boas sofrem.
Talvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O primeiro versículo do livro já define, do ponto de vista de Deus o caráter de Jó: 1:1 - "Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal.
 
Enquanto entendemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado, Gênesis 3 diz isso, aprendemos também, em vários trechos bíblicos, que a dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas deste mundo.
 
Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente... - Outro personagem bíblico, o Apóstolo Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria das pessoas ímpias: - Abra sua Bíblia em 2 Corintios 11:23-28?
 
E mesmo quando ele pediu a Deus, querendo alívio de algum problema, Deus recusou seu pedido. Confira isso em 2 Corintios 12:7-9? - Ou seja, pessoas boas, fiéis a Deus, também sofrem na vida...
 
 
Segunda Lição: O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimento.
O propósito de Satanás fica bem claro nos primeiros dois capítulos de Jó. Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo. 1:6-11
 
Depois, ele foi tão ousado que desafiou o próprio Senhor Jesus, usando todas as tentações imagináveis para o vencer (Isto esta registrado no livro de Mateus 4:1-11). Ou seja, o diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente, quando tudo vai bem na vida, podem ser tentadas por meio de alguma calamidade pessoal.
Problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave -- tais sofrimentos na vida são, freqüentemente, o motivo de abandonar a Cristo. Enquanto a mulher de Jó não prevaleceu na vida do próprio marido, o conselho dela (Jó 2:9) vem derrubando a fé de muitas outras pessoas que enfrentam dificuldades na vida.
 
É interessando que Jó não sabia a fonte de seu sofrimento (capítulos 1 e 2 contam a história para nós, mas ele não sabia de tudo que estava acontecendo entre Deus e Satanás). Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.
 
Aliás precisamos sempre trazer à nossa memória que a fonte dos nossos sofrimentos consiste na Luta Espiritual que travamos dia-a-dia com Satanás. Veja Efésios 6:12?
 

Terceira Lição: Amigos nem sempre ajudam
Três amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, "e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo" (Jó 2:11). Mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram de falar. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo.
 
A mesma coisa acontece hoje. Quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas e até mentirosas. Por isso, as vezes, quando sofremos perda, é melhor procurar conselho na palavra de Deus e da boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade do Senhor.
 
Quarta Lição: Deus não explica tudo
Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". Jó fez isso. Veja no capítulo 3, vv. 11, 12, 16, 20, 23. - O Profeta Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas.
Podemos ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontraremos uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. E Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê.
Por isso o Apóstolo Paulo, com certeza, inspirado por Deus, escreveu um hino de louvor a Deus, no livro de Romanos 11:33-36, (ler) e nesse hino ele retrata exatamente isso: Deus não explica todas as coisas!
 

Quinta Lição: Depois do sofrimento, vêm as bênçãos
A grande lição desta noite é que o sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. Veja Jó 42:10-17?
A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Em Cristo Jesus, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de perseverança e consolação: Hebreus 12:1-3?
 

Sexta e última lição: Fiéis no sofrimento
Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são falsos mestres que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estevão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões.
 
Você, também, vai sofrer. Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. JÓ foi fiél a Deus no período do seu sofrimento e Deus o abençoou sobremaneira.
 
E a fidelidade de JÒ precisa calar nosso coração: Jó 1:20-22? Tiago 1:2-4?

 
Conclusão: II Corintios 1:3-7


Eli X. de Barros