terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ser um Jovem Cristão é uma benção!

Mediante os grandes desafios que são encontrados na nossa caminhada cristã, não são raras as vezes em que o jovem cristão se vê em grandes dificuldades, seja por que o mundo se mostra muitas vezes atraente, seja porque falta a compreensão da liderança da igreja a respeito das lutas que o jovem enfrenta, e, por muitas vezes, o maior problema encontra-se dentro do lar.

Primeiramente, é inegável que o mundo com todos os seus atrativos, amizades, baladas, sexo, dinheiro, poder, etc, exerce grande influência na vida e nas escolhas dos jovens. O mundo oferece tantas possibilidades que muitos jovens chegam a dizer: “A igreja está muito sem graça; não tem nada”!

Não se deixem enganar pelas aparências, tudo isso que aos nossos olhos se parece com um “mundo perfeito”, com um “porto seguro” e um “lugar de felicidades”, certamente tem sido a causa da destruição da vida e da morte de tantos moços e moças que um dia foram bênçãos nas mãos de Deus. Já vi meninos e meninas que nos partiram o coração ao dizerem que estavam saindo da igreja porque queriam “curtir a vida” porém aqueles que conseguiram retornar, sim porque muitos se encontraram com a morte, voltaram com os farrapos de uma vida detonada pelo pecado.

É preciso compreendermos de vez a nossa real identidade, quando Jesus disse que no mundo teríamos aflições, ele também o disse para os jovens. Quando Jesus orou pela sua igreja, pedindo ao Pai que não os tirasse do mundo mas os livrasse do mal, Ele certamente incluiu os rapazes e moças da sua igreja universal.

O antídoto para este problema da influência do mundo está nas palavras do Apóstolo São João quando diz: “Filhinhos, não ameis o mundo, nem o que no mundo há, porque aquele que ama o mundo o amor do Pai não está nele. 
Só combatendo contra o pecado até o sangue, conseguiremos mortificar a nossa carne de forma que Cristo viva em nós.

Outro grave dilema que o jovem enfrenta é a falta de compreensão, da parte daqueles que são líderes nas igrejas e que esqueceram-se de que um dia também foram jovens. Eles agem com truculência quando a palavra nos ensina que a exortação, o ensino, a correção, devem ser administrados com longanimidade e amor. 

Não deve existir conivência com o pecado, tão pouco fazer vistas grossas para o mesmo, porém a liderança deve antes de tudo compreender que o jovem está muito mais suceptível aos apelos do mundo, que o fogo da juventude muitas vezes faz do jovem alguém impulsivo, ancioso, inconseqüente. Males estes, que muitos de nós só superamos – se é que os superamos! – após termos amadurecido como cristãos e como homens.

Não menos importante, é a grande luta que moças e rapazes enfrentam dentro do lar. Justamente onde eles deveriam encontrar apoio, compreensão, companhia, concelhos, pelo contrário, muitos sofrem críticas pesadas, incompreensão, abandono em meio as lutas e silêncio em meio aos questionamentos da vida.

Não fiquem chateados por isso, a luta de um jovem cristão na grande maioria dos momentos é uma luta solitária. Más, quando Jesus falou que estaria conosco todos os dias, certament Ele não se esquecera de você.

Sei que muitos tem a batalha redobrada porque em sua família não há um cristão se quer e que não são poucos os jovens que não possuem qualquer referencial evangélico no meio familiar, no entanto, assim como foi com Gideão, Deus traz a mesma palavra ao seu coração: “Vai nesta tua força homem valoroso”.

Ser um jovem cristão não é fácil, mas realmente é uma bênção. Você que teve o privilégio de nascer no evangelho ou que veio para a igreja quando era muito criança e que ainda não provou dos “prazeres” deste mundo, más que tem sido terrivelmente tentado a sair da igreja para fazer de tudo que tiver vontade, ou levado uma vida dupla porque não consegue dizer não ao pecado, em Nome de Jesus Cristo, descansse o seu coração no Senhor, por que você se contentaria com um prato de lentilhas se Deus tem para você um banquete?

Vale apena sermos fiéis, um exemplo de vida vitorióza, encontramos em Daniel e seus amigos, que rejeitando todos os manjares do rei decidiram não se contaminar.

Você pode sim viver uma vida santa! Desde que você queira de todo o seu coração agradar ao Senhor.

A você que já veio para a igreja carregando uma carga terrível das experiências que um dia você viveu a minha palavra é que fiquem firmes, não sedam às tentações, eu sei que muitas vezes a nossa carne se enfurece e que o nosso velho homem parece um vulcão adormecido, más que de quando em quando, quer dar sinais de que ainda está bem ativo. Não sedam, porque se há luta contra a carne então existe, ainda que minimamente, um sinal de que a imagem de Cristo está sendo formada em nós.

Estou orando por todos vocês não esquecendo-me de que somos participantes das mesmas aflições.

Sem comentários:

Enviar um comentário